Horóscopo Literário 2024
Aquário
A amplitude do teu pensamento parece uma águia pairando, na busca de discernir onde vai dar o bote, mas este só acontece quando ela se lança ao risco de atingir o que quer. Qual o tamanho real da tua liberdade?
A sua vida mental coincide com a vida prática? Ou na cabeça você tem desejado ir muito além do que tem feito? É momento de agir e pode ser necessário alguma afinação entre o raciocínio e os atos. Isto, sobretudo pra você não ferver em mais delongas, porque a rápida velocidade em que andam os seus pensamentos ainda vai acelerar. O seu corpo está como nisso tudo? É preciso lidar com a ansiedade pra que ela não te paralise a ponto de perder o momento da guinada. Que é quando? Agora.
Desmonte as caixinhas das normas, faça da sua maneira. No primeiro semestre é bom se empenhar a fazer, porque, o que você colocar em marcha, na segunda metade do ano você verá deslanchar e poderá curtir. Renove os hábitos, novas parcerias também estão por vir.
Você vai gostar de...
Sobre a liberdade
A retórica da liberdade pode ser usada não apenas como forma de real libertação, mas também como cerceamento daquele que não adere a tal grito. Ao utilizar referências que vão desde a cultura pop até teorias filosóficas complexas, Nelson se embrenha nas questões íntimas do dia a dia para contextualizar a liberdade ao nosso cotidiano. Tais práticas de liberdade não se esgotam em nós, elas se expandem para as formas como negociamos nossa relação com o outro, e marcam todo o cuidado e a repressão que sofremos e oferecemos, aceitando o conflito como parte de nossa comunhão.
Poco hombre
Símbolo da resistência à ditadura militar e da dissidência sexual no Chile, Pedro Lemebel usou a vida e a escrita para confrontar e afrontar o poder instituído – a tirania de Augusto Pinochet, o beletrismo, os bons costumes, o capitalismo –, tornando-se uma voz fundamental da contracultura latino-americana a partir dos anos 1980. Reivindicando a transgressão como forma de potência, seus escritos conseguiram tornar visíveis as desigualdades e a marginalização de pobres, mulheres e homossexuais durante o regime militar e a incipiente democracia chilena.
O som do rugido da onça
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "Romance Literário". Em 1817, Spix e Martius desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu. Com uma prosa embebida de lirismo, este é um livro sem paralelos na literatura brasileira ao tratar de temas como memória, colonialismo e pertencimento.
Tu não te moves de ti
Embora possam ser lidas como histórias avulsas, as três narrativas de "Tu não te moves de ti" se conectam de modo surpreendente e criam uma engenhosa trama subliminar. Envelhecimento, sexualidade, vínculos afetivos, incomunicabilidade e moralidade são alguns dos temas que perpassam toda a produção de Hilda Hilst. Altamente existencialistas, estas obras –contaminadas pela poesia, pela filosofia e pela psicanálise – são marcadas pela ironia corrosiva e pelo estilo singular.
O poder do foco inabalável
Em "O poder do foco inabalável", Dandapani compartilha sua experiência e usa de sua compreensão da mente e da consciência – junto com o foco e a força de vontade – para descrever de forma simples e fácil o caminho para superar os obstáculos mentais do nosso cotidiano. Ele também trata da relação entre tecnologia e distração e dissipa mitos e definições inúteis sobre meditação, mindfulness e outras abordagens atuais, investigando suas aplicações práticas.
© Companhia das Letras, 2024